Covid-19 e a ergometria adequada
Confira nosso editorial desta quinta-feira (11)

Foto: Reprodução
Com a adoção do isolamento social por conta da Covid-19, parte da população teve de se adaptar de um dia para o outro a um novo sistema de trabalho: o home office. Neste formato, muitas pessoas precisaram improvisar um escritório dentro de casa e uma eventual falta de ergonomia durante o trabalho acarreta diferentes problemas ortopédicos.
Às vezes, uma dor de cabeça pode ter ligação com a postura. Pode parecer um precoce diagnóstico médico – e é, mesmo. O momento é de redobrar a atenção no modo em que se senta e tentar manter uma pequena agenda de exercícios, pode ser dentro de casa, no condomínio ou, se for à rua, não esquecer da máscara.
Além da falta da ergometria adequada, o sedentarismo é um fator de alerta neste momento de home office. Movimentos simples e correções de hábitos ajudam a evitar o problema, enquanto o agravante maior, a crise do novo coronavírus, ainda segue o curso e está longe do fim.
Por exemplo, procure deixar o celular na altura dos olhos, apoie a coluna no encosto da cadeira. Para quem é mais baixo, a saída é colocar um travesseiro para facilitar, além disso deixe seu joelho sempre em 90º graus.