Covid-19 e temperaturas baixas
Confira o editorial desta segunda-feira (24)

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Com o início do inverno, o frio, somado à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes, se torna o principal desencadeador de doenças, como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido.
Por possuírem sintomas muito parecidos, como dores, febre acima de 38 ºC, mal-estar, tosse, coriza, espirros frequentes e coceira na garganta, a população costuma confundir essas enfermidades.
Crianças e idosos, por terem a saúde mais frágil, são os mais afetados, mas com alguns cuidados é possível minimizar os efeitos que essas doenças geram na saúde e no bem-estar de muitas pessoas durante esse período.
Limpar as mãos e ventilar ambientes fechados são importantes formas de prevenção. Porém, uma vez que a pessoa contrai algum desses problemas, o tratamento com antivirais sob orientação médica é necessário. Cada uma das doenças de inverno tem sua característica própria.
Por isso, para aproveitar com saúde, é importante conhecer informações básicas sobre as mais comuns e os cuidados necessários para a prevenção e o tratamento adequado desses problemas.
Diante dos casos da Covid-19 e tempo mais frio, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios adotem uma série de estratégias para evitar aglomerações durante a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.