Covid-19: Espanha estabiliza contágios, mas mortalidade segue elevada
País registrou 141 mortes nas últimas 24 horas

Foto: Reprodução/ Getty Images
A Espanha está com a incidência de contágio estabilizada na chamada terceira onda do novo coronavírus, mas o número de mortes ainda segue elevado, com 141 pessoas mortas pela Covid-19 nas últimas 24 horas.
O Ministério da Saúde relatou uma leve redução na quantidade de casos confirmados. Até o momento, o país soma 72.565 vítimas da doença, e 3.200.024 pessoas infectadas, sendo 4.962 novos positivos nas últimas 24 horas.
As regiões espanholas também relataram uma pequena redução na ocupação de UTIs [Unidades de Terapias Intensiva], com 2.037 pessoas, o que representa o uso de 20,2% dos leitos. O total de internados com Covid-19 é de 8.348, 6,6% de toda a capacidade hospitalar do país.
O país está com a aplicação das doses da AstraZeneca suspensa, após o surgimento de pessoas que receberam a dose com formação de coágulos sanguíneo. No entanto, o presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia, Marcos López Hoyos, se mostrou convencido de que não há ligação entre a vacina e os 30 casos de coágulos registrado em oito países europeus.
Ele também advertiu que essa interrupção na imunização pode diminuir o ritmo e comprometer o processo de vacinação que, para ele, "já está muito lento".
Com isso, até o momento, há apenas duas vacinas estão disponíveis na Espanha, da Pfizer e da Moderna. A Janssen teve o seu soro aprovado pelas autoridades do país, mas ainda não entregou doses.


