/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Covid-19 gerou 'erosão' do ensino no Brasil e retrocesso de uma década, afirma Unicef

Notícias
Brasil

Covid-19 gerou 'erosão' do ensino no Brasil e retrocesso de uma década, afirma Unicef

O informe indica ainda que estudantes aprenderam apenas um quarto do que teriam assimilado nas aulas presenciais

Por Da Redação
Covid-19 gerou 'erosão' do ensino no Brasil e retrocesso de uma década, afirma Unicef
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Um informe publicado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), nesse domingo (23), indica que uma geração inteira será profundamente afetada pelo fechamento de escolas nos últimos dois anos no mundo e que as perdas são "quase irrecuperáveis".  

O alerta destaca, com base em dados de instituições nacionais, que a educação brasileira está caminhando para uma "erosão" no ensino e um impacto "severo". Entre as consequências estão: dez por cento dos alunos que jamais voltarão à escola, estudantes que aprenderam apenas um quarto do que teriam assimilado nas aulas presenciais e o progresso no ensino de matemática e português em certas séries que regrediu em mais de uma década.

"Um estudo de São Paulo mostra que, em média, os alunos aprenderam apenas 28% do que teriam nas aulas presenciais e o risco de desistência aumentou mais do que três vezes", disse o informe. Os exames do estado, feitos em 2021, mostram perdas de aprendizado em todos os níveis, com os alunos pontuando abaixo das provas de 2019 (período antes da pandemia de Covid-19) em cada série, com maiores perdas para os alunos mais jovens.

O Unicef ressalta ainda que houve uma regressão de mais de uma década em algumas das principais matérias. No caso dos exames de matemática, os resultados foram equivalentes ao que existia há 14 anos. Já nas provas de português, a regressão foi de dez anos.

"Estes resultados são particularmente impressionantes, pois ilustram como o choque eliminou uma década ou mais de progresso constante no aprendizado", diz.

Para chegar a essas conclusões, o Unicef usou estudos da Seduc-SP, Fundação Lemann, o Instituto Natura e o Datafolha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102