Covid-19: Ministro da Saúde sugere vacinação com apenas uma dose

Segundo Pazuello, a medida aumentaria o número de imunizados no país

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Ministro da Saúde sugere vacinação com apenas uma dose

Foto: Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, defendeu nesta segunda-feira (11), durante um evento em Manaus, a aplicação de uma dose única da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford como estratégia para aumentar o número de imunizados no país. De acordo com o ministro, a eficácia da aplicação de uma dose já garante a taxa necessária para reduzir sensivelmente os casos de infecções. "Com duas doses, você vai a mais de 90% [de eficácia], com uma você vai a 71%. Talvez, o foco agora seja não na imunidade completa e, sim, na redução da contaminação, e aí a pandemia diminui muito", disse.

No evento em Manaus, marcado para apresentar a estratégia de enfrentamento da Covid-19 no Amazonas, Pazuello fez questão de falar usando a máscara, "para dar o exemplo". Na ocasião, ele também elogiou a imprensa. Segundo ele, a imprensa tem papel fundamental na divulgação das informações sobre a doença e afirmou que não se pode ter indiferença em relação às vítimas da pandemia.

Pazuello disse ainda que as 210 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca começaram a ser produzidas no Brasil pela  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no final de janeiro. "Sempre foi esse o plano, mas estamos fechando a importação de 2 milhões de doses, igual ao Butantan fez. Estão vindo da fábrica da AstraZeneca na Índia, onde já tem autorização de uso emergencial. Pode facilitar, mas não resolve. E a Índia tem que deixar sair as doses", detalhou. 

Além disso, o ministro espera uma solução para o impasse com a Índia nos próximos dez dias. Na ocasião, Pazuello também disse que há uma boa relação da pasta com o Instituto Butantan, responsável por fabricar no país a vacina CoronaVac. "O Butantan, autarquia de Estado, já produz 75% das vacinas que o Ministério da Saúde distribui. Somos o único cliente deles nessa quantidade e nunca deixamos de ter relação", disse Pazuello. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.