Covid 19: pelo menos 12 capitais registram aumento de infecções após reabertura do comércio
Cidades que decretaram a retomada das atividades econômicas voltaram atrás da decisão

Foto: Reprodução/ G1
Pelo menos 12 capitais brasileiras registraram aumento de infecções pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, após a reabertura do comércio. Em São Paulo, onde o plano de abertura gradual foi imposto pelo governador João Doria (PSDB) no início de junho, o número de casos diários subiu 15%. Em Brasília a situação foi a mesma, cujo governador Ibaneis Rocha (MDB) reabriu o comércio no fim de maio e os índices quintuplicaram ao longo do mês seguinte. É nessa situação que se enquadram as cidades de Goiânia, Aracaju, Maceió, Natal, Teresina, além de Boa Vista, Macapá, Porto Velho e Rio Branco.
No total, 18 das 27 capitais foram analisadas e os locais que foram descartados são os que ainda não possuem plano de retomada dos setores econômicos ou as ações retornaram há pelo menos duas semanas.
O governador de Brasília insistiu que o vírus deveria ser tratado como "gripe" e quando abriu o comércio havia 300 casos diários, mas um mês depois, a média passou a ser 1,5 mil novos casos a cada 24 horas. Em entrevista ao Estadão, ele afirmou que as restrições "não servem mais para nada", e assinou o decretou em que liberou o comércio, a indústria e o retorno da aulas presenciais.
O aumento das infecções também foram notados em Porto Alegre, onde os casos dispararam e em um mês, os índices de internações em UTI saltou para 227% e atingiu o recorde de pessoas internadas. Em Curitiba, o prefeito Rafael Greca (DEM) liberou o funcionamento do comércio, mas após a cidade abrir shoppings e academias, os casos mais que dobraram e o prefeito decidiu voltar atrás e suspendeu as atividades.