Governo Federal alcança marca de 800 serviços digitais durante pandemia
O programa de auxílio emergencial está entre os mais acessados

Foto: Agência Brasil
O governo federal alcançou a marca de mais de 800 serviços públicos federais digitalizados durante a pandemia do novo coronavírus. O processo de digitalização iniciou em janeiro de 2019 e só neste ano, no período de isolamento social para evitar o contágio da covid-19, mais 200 serviços foram incluídos.
Dentre os serviços mais acessados, estão o do auxílio emergencial de R$ 600 para a população de baixa renda e que já beneficiou mais de 65 milhões de pessoas desde o mês de abril. O programa foi o primeiro a ser lançado com transferência de renda 100% digital, do cadastro, passando pelo cruzamento de dados, até o pagamento. Até o momento, já foram pagos 116,8 bilhões.
Outros serviços que tiveram grande acesso foi a solicitação do seguro desemprego e da carteira de trabalho. Diante do fechamento das unidades de atendimento em estados e municípios, os trabalhadores puderam solicitar o seguro pela internet.
Apenas na primeira quinzena de junho, o número de solicitações alcançou 351.315. Do número total, 250.880 (71,4%) foram feitos pelo serviço digital.
Também surgem no ranking dos serviços mais procurados o Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o abono salarial, emitir o comprovante do Cadastro Único, consultar informações cadastrais no CPF, obter informações atualizadas relacionadas ao novo coronavírus e conseguir benefícios do programa Bolsa Família.