Cuidado com golpes

Confira o editorial deste domingo (25)

[Cuidado com golpes]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Os golpes pela internet realizados por meio de roubos pessoais se tornaram corriqueiros durante a pandemia da covid-19, uma constatação das policias civis do Brasil, sendo muitos destes crimes cometidos por meio do uso da darkweb (parte oculta da internet, que não é possível rastrear pelos mecanismos de busca pessoal).

É nessa parte obscura da internet que os golpistas procuram informações. E acredite: dependendo do caso é possível conseguir dados de documentos pessoais e até placa de carro.

Engana-se quem pensa que é necessário ter conhecimento profundo de internet para “pescar” uma vítima. Basta ter acesso às redes sociais, onde muitas pessoas deixam as dicas de rotina e até onde estão em tempo real. 

Os criminosos monitoram família e encontram a chance perfeita para aplicarem o golpe, buscam momentos em que a comunicação fica difícil. Um dos primeiros golpes nesse sentido é do falso sequestro. Por mais que pareça ultrapassado, os criminosos conseguem fazer uma pressão psicológica e a vítima se abala. 

Por isso, muita cautela e cuidado com as informações pessoais por aí. É importante que desconfie, tome os cuidados, mas se for vítimas de golpe, procure sempre primeiro a delegacia mais próxima.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!