Cúpula da ONU relata estar preocupada com ameaças direcionadas ao STF
Organização afirma que está 'acompanhando de perto' a situação do Brasil

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil (23/03/2016)
A cúpula dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou estar preocupada com as ameaças feitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil. O órgão reiterou que está acompanhando a situação "de perto" após as convocações dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. As informações são da coluna Jamil Chade.
A organização pontuou a "importância de proteger o direito à liberdade de reunião pacífica, bem como suas preocupações com casos de discurso de ódio contra povos indígenas e ameaças contra instituições como o Supremo Tribunal Federal".
Em nota, a entidade atestou que, "além de ameaçarem que não haverá eleições presidenciais em 2022, ao passo em que se aproxima a data comemorativa da Independência do Brasil, 7 de setembro, setores têm propagado ameaças de um golpe de Estado."
"Por esse motivo, à medida que crescem em intensidade e magnitude as ameaças de um golpe em 7 de setembro, o CNDH dirige-se ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos solicitando que sejam designados observadores externos, especialmente às cidades de Brasília e de São Paulo, para relatar violações aos direitos humanos dos que defendem a democracia brasileira", finalizou.