Dayane Pimentel aciona Conselho de Ética contra Eduardo Bolsonaro por ameaça

Deputada alega temer por sua 'integridade física'

[Dayane Pimentel aciona Conselho de Ética contra Eduardo Bolsonaro por ameaça]

FOTO: Reprodução

A deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA) entrou na terça-feira (14) com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). No documento, a parlamentar pede que o filho do presidente responda a um processo administrativo por publicações contra ela nas redes sociais. Além disso, Dayane Pimentel alega que está sendo ameaçada e diz temer por sua "integridade física".

“Desde que a sra. Dayane Pimentel deixou de apoiar o governo do Presidente Jair Bolsonaro, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, ora Representado, vem perseguindo a Representante, de forma a intimidá-la e temer pela sua integridade física e moral, máxime diante de tanta violência que se encontra lamentavelmente no cenário político hodierno”, diz um trecho da representação.

Na ação, a deputada apresentou diversas postagens feitas pelo parlamentar. Em uma delas, Eduardo Bolsonaro publicou uma imagem da deputada, colocou um alvo no rosto dela e a chamou de traidora. De acordo com Pimentel, o filho do presidente tenta intimidá-la nas redes sociais desde 2019, quando rompeu com o governo. Ainda no documento, a parlamentar diz que Eduardo Bolsonaro "vem perseguindo, ameaçando e atentando" contra sua honra de maneira "assustadora, temerária e ameaçadora".

Além disso, Dayane Pimentel imputa ao deputado quebra de decoro parlamentar por violação ao trecho do Código de Ética da Câmara que prevê como dever fundamental dos deputados “tratar com respeito e independência os colegas''. Ela também afirma que Eduardo Bolsonaro cometeu os crimes de stalking (perseguição) e dano emocional à mulher, incluídos recentemente no Código Penal.

A representação foi enviada depois que Eduardo Bolsonaro chamou a deputada de “traidora nível hard” por participar de uma manifestação contra o governo atual na avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (19). Com a repercussão da publicação, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados divulgou uma nota de repúdio ao comentário. “Lamentamos a postura recorrente de Eduardo Bolsonaro por meio de atos de violência política de gênero em redes sociais, incompatíveis com o mandato parlamentar e por se constituírem em verdadeiro atentado à Constituição brasileira”, diz o texto.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!