/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Dengue, novo avanço

Notícias
Editorial

Dengue, novo avanço

Por Editorial
Dengue, novo avanço
Foto: Divulgação

É raro o ano em que a incidência de dengue no Brasil não beira um índice de total descontrole, com cada vez mais ocorrências para o mesmo pouco-caso quanto à gravidade da doença. Ações preventivas ainda soam como alarmismo em demasia à população.

Os registros apresentados ontem pelo Ministério da Saúde são caóticos e escancaram a fragilidade do país e sua população em combater o vírus. De 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o Brasil. A média é 6.074 casos por dia e representa um aumento de 599,5%, na comparação com 2018. No ano passado, o período somou 205.791 notificações. A Bahia é o estado nordestino onde a situação é mais grave e o quinto estado nacional com mais casos no período: 58.956.

Não tem escapatória: a proliferação é mais rápida em áreas tropicais, como é o caso do país. Viver sob o risco da dengue é algo intrínseco nos Trópicos, o que aumenta, ainda mais, a responsabilidade de cada indivíduo se informar e buscar mecanismos de proteção contra uma infecção.

Os números comprovam que, hoje, a prevenção pode salvar vidas. Atualmente, a taxa de incidência da dengue no país é 690,4 casos a cada 100 mil habitantes. No total, 591 pacientes com a doença morreram, neste ano, em decorrência de complicações do quadro de saúde. Os alertas, enfim, são atemporais: deixar as equipes da Saúde do município entrar nas residências para fiscalizar, limpar calhas, não deixar água parada e, se tiver pet, lavar, esporadicamente, as vasilhas de água.

Notícia anterior
A história mudou
Próxima notícia
Sucessão ao trono

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102