• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Deputado baiano se arrepende de voto a favor da PEC da Blindagem: “Críticas são legítimas”

Deputado baiano se arrepende de voto a favor da PEC da Blindagem: “Críticas são legítimas”

Gabriel Nunes, do PSD, afirmou que texto não respeita as instituições democráticas

Por Ane Catarine Lima
Às

Deputado baiano se arrepende de voto a favor da PEC da Blindagem: “Críticas são legítimas”

Foto: Divulgação/PSB

O deputado federal baiano Gabriel Nunes (PSD) afirmou nesta sexta-feira (19), em nota oficial, estar arrependido de ter votado a favor da PEC da Blindagem, aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16).

Ele disse ter recebido muitas críticas por apoiar o texto que dificulta o andamento de processos contra parlamentares e garantiu que, se houver nova oportunidade, votará para “corrigir o texto e retirar o apoio inicial”.

“Todas as críticas que recebi são legítimas. Votei favoravelmente naquele momento entendendo a importância de fortalecermos o Parlamento enquanto instituição e a retomada do texto original da Constituição de 1988. Contudo, a votação acabou sendo conduzida de forma diferente do que havíamos planejado”, explicou.

 Confira como votaram os partidos e os deputados baianos sobre a urgência do projeto de anistia

Segundo o deputado, ele havia concordado com uma versão da proposta, mas o texto levado ao Plenário foi diferente do combinado.

“Reconheço, com humildade, que não escolhemos o melhor caminho e que a PEC acabou aprovada de forma contrária aos princípios que sempre pautaram meu mandato: transparência, fiscalização e respeito às instituições democráticas”, completou.

Desde a aprovação, a proposta tem sido alvo de críticas de políticos da oposição, movimentos sociais e artistas, que convocaram manifestações em diversas cidades do país para domingo (21).

A PEC estabelece que a abertura de ação penal contra senadores e deputados dependerá de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.

LEIA MAIS:

PEC da Blindagem pode ampliar infiltração do crime organizado na política, dizem especialistas

Hugo Motta anuncia Paulinho da Força como relator do projeto da anistia

Lula reforça que vai vetar anistia a Bolsonaro caso Congresso aprove projeto: "Pode ficar certo que eu vetaria"
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário