Desafio avançado

Confira o editorial desta quarta-feira (15)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

Desafio avançado

Foto: Divulgação/Pixabay

Os investimentos em ciência e inovação, realizados por universidades, instituições de pesquisa e empresas de base tecnológica nas últimas décadas, permitiram que países como o Brasil dessem respostas rápidas aos desafios apresentados pela atual pandemia de covid-19.

Consequentemente, o investimento em inovação será imprescindível no pós-crise. Assim, esforços em pesquisa e inovação para o enfrentamento da doença capacitarão as nações para oferecer respostas não apenas a futuras pandemias, mas também às crises climática e energética ou ataques cibernéticos que ameaçam a sociedade global.

Instituições de todo o país, privadas, federais ou estaduais, deverão olhar para pesquisas e projetos de tecnologia e inovação sempre a longo prazo. A crise pandêmica atual mostra que a resposta imediata nem sempre é a solução.

Um exemplo vem de Campinas, no interior de São Paulo. Por décadas, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) investiu e construiu uma plataforma para o desenvolvimento de medicamentos. Isso permitiu que pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências começasse a testar a ação de drogas já disponíveis no mercado para combater o SARS-CoV-2 ainda no início da pandemia.

A complexidade da covid-19 impõe um novo desafio à ciência, que exige eficiência e tecnicidade em um outro nível jamais imposto àqueles que se dedicam ao ofício. A tendência é que não seja apenas uma questão tecnológica, mas que se conjugue com problemas da sociedade, com políticas públicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.