Dia da Visibilidade Trans: população LGBT contará com serviço de troca de nome e acolhimento profissional
Ação acontece no mezanino da Lapa a partir das 9h, nesta quinta-feira (29)

Foto: Arquivo/MDHC
A comunidade LGBTQIAPN+ vai contar com uma ação especial voltada à promoção de respeito e acesso à direitos da população trans. Reconhecer e respeitar o nome e pronome é uma das ferramentas iniciais e fundamentais para o enfrentamento da transfobia e a construção de uma sociedade mais justa.
A iniciativa contará com equipes para orientar, escutar e encaminhar. O destaque será o serviço de retificação de nome e gênero, que será realizado de forma rápida e gratuita para as pessoas que desejam esse direito.
A ação acontece no dia 29 de janeiro de 2026, a partir das 9h, no mezanino da estação da Lapa, em Salvador. Para além da retificação, qualquer pessoa trans poderá participar da atividade, mesmo sem todos os documentos, e acessar os serviços disponíveis. Documentos necessários para atendimento de retificação de nome e gênero:
- Certidão de nascimento atualizada.
- Certidão de casamento (para pessoas casadas)
- RG (com no máximo 10 anos de expedição)
- CPF
- Título de eleitor.
- Comprovante de residência.
- Reservista
É importante que a certidão de nascimento esteja atualizada, com no máximo 90 dias da data de emissão. A segunda via pode ser solicitada gratuitamente em cartório.
Para as demais pessoas interessadas em acolhimento e orientação, basta comparecer com um documento de identificação, caso possua, e aproveitar os serviços oferecidos durante a ação.
A ação é uma iniciativa do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CPDD LGBT e CCR Metrô.


