Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo acontece neste domingo (20)
Campanha alerta para o risco à saúde física e psicossocial de indivíduos

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Neste domingo, 20 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A campanha alerta sobre as consequências do uso abusivo de drogas, um problema de saúde pública em escala internacional.
Dentre os principais impactos causados pelo uso das drogas e álcool estão consequências na saúde física e psicossocial de indivíduos de todas as classes sociais, faixas etárias, gêneros e raças, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Nesta data, governos, profissionais e grupos de autoajuda promovem campanhas para alertar sobre os malefícios do uso indevido de substâncias psicoativas.
Carla Bicca, da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica que o uso abusivo de drogas passa primeiro pela experimentação. Assim, para evitar quadros de dependência química, é preciso se prevenir.
"Quanto ao tratamento desta que constitui uma doença crônica e progressiva, Carla Bicca destaca a necessidade de tratamentos personalizados. Quando o usuário de drogas coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas, a internação pode ser recomendada, como ressalta a especialista. Já o processo de recuperação passa pela reformulação do estilo de vida e manutenção do tratamento", afirma Carla Bicca à Agência Brasil.
Antônio, nome fictício usado nesta reportagem para identificar um integrante da irmandade Narcóticos Anônimos, está há 11 anos e oito meses sem usar drogas. Ele conta que foi no grupo, presente em 144 países, que encontrou uma rede de apoio para construir uma vida em recuperação.
O grupo realiza encontros periódicos, inclusive adaptados para o modelo virtual em razão da pandemia da Covid-19, onde os membros dos Narcóticos Anônimos são acolhidos e trocam experiências.
O projeto acontece em parceria com o Ministério da Cidadania e possui a central de atendimento telefônico 132 para dependentes e familiares conhecerem a ação.