Dívida de estudantes inadimplentes com o Fies chega a R$ 6,7 bilhões, aponta levantamento
Amapá tem o maior número de inadimplentes: 75%; Santa Catarina registra a menor, com 22%

Foto: Reprodução/R7
O governo federal anunciou a intenção de esquecer em até 92% os devedores do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Com base neste total, a medida beneficiaria pouco mais de um milhão de pessoas, é o que mostra um levantamento da CNN. O saldo em atraso soma cerca de R$ 6,7 bilhões.
Atualmente, a taxa nacional de inadimplência de contratos é de 50%. No entanto, o nível só é inferior à média em apenas em nove unidades da federação. No Amapá, no Norte do país, é encontrada a maior proporção de inadimplentes: 75. Santa Catarina registra a menor taxa, com 22% dos contratos nesta situação.
Em números absolutos, São Paulo, estado mais populoso do país, registra a maior parcela de devedores: 269,2 mil. Logo em seguida, aparecem Minas Gerais (90 mil), Bahia (72 mil) e Rio de Janeiro (67,2 mil). Na outra ponta, estão estados pouco populosos do Norte do país: Roraima (3,3 mil), Acre (7,3 mil) e Amapá (9,7 mil).
Estudantes utilizam o Fies para cursar o ensino superior com uma parte do valor das mensalidades financiado, até o limite de 92%. O valor não pago será quitado após a formação. No Brasil, quase 85% das vagas brasileiras no ensino superior são oferecidas por instituições privadas.


