Dólar sobe e Ibovespa cai em meio à operação contra Bolsonaro e tensão comercial com EUA
Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira (B3), também encerrou em queda nesta sexta (18)

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.
Em meio à operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, o dólar subiu 0,73% frente ao real, cotado a R$ 5,58, nesta sexta-feira (18). Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira (B3), encerrou o dia em queda de 1,62%, aos 133.364 pontos.
Especialistas apontam que o comportamento do câmbio e do mercado acionário foi influenciado pelos desdobramentos da investigação envolvendo Bolsonaro e pela possível conexão com o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump contra o Brasil.
Em 9 de julho, o republicano anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, com início previsto para 1º de agosto.
Operação contra Bolsonaro
Mais cedo, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro no Jardim Botânico, em Brasília, e na sede nacional do Partido Liberal (PL).
As ordens foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além das buscas, Bolsonaro foi submetido a medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de acesso às redes sociais e a restrição de contato com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).