• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Eduardo Bolsonaro diz que não pretende voltar ao Brasil e admite abrir mão do mandato na Câmara

Eduardo Bolsonaro diz que não pretende voltar ao Brasil e admite abrir mão do mandato na Câmara

Segundo ele, se retornasse agora ao país, o ministro Alexandre de Moraes mandaria prendê-lo

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Eduardo Bolsonaro diz que não pretende voltar ao Brasil e admite abrir mão do mandato na Câmara

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (14) que não pretende retornar ao Brasil e que está disposto a abrir mão do mandato na Câmara dos Deputados. A declaração foi feita em entrevista à Coluna do Estadão.

Licenciado desde abril, o parlamentar está nos Estados Unidos e, segundo ele, não há previsão para retornar ao Brasil. O prazo da licença se encerra no próximo domingo (20), no entanto, até o momento não houve intenção de  retomar o mandato.

Eduardo alega que, caso voltasse ao país, poderia ser preso por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de ações que investigam a tentativa de golpe de Estado. “Por ora eu não volto. A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender”, afirmou o deputado.

"Estou falando com alguns assessores. Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui. O trabalho que estou fazendo aqui é mais importante do que o trabalho que eu poderia fazer no Brasil. No Brasil, o STF, quer dizer, Alexandre de Moraes, ia tentar colocar uma coleira em mim, tirar meu passaporte, me fazer de refém, ficar ameaçando, como ele sempre faz - mandando a Polícia Federal na Casa, abrindo inquérito, inquirindo pessoas ao meu entorno. Então, eu não vou me sujeitar a fazer isso", disse à coluna. 

"Eu tô me sacrificando, sacrificando o mantado, para levar adiante a esperança de liberdade", acrescentou. 

O deputado também afirmou que há um movimento em curso para pedir sua prisão, semelhante ao que, segundo ele, foi feito anteriormente para solicitar a apreensão de seu passaporte. “Eu não vou, sem ter cometido crime nenhum, forçar a minha esposa e os meus familiares a me visitarem numa cadeia injusta”, declarou.

"Então eu não tenho segurança de retornar ao Brasil, porque agora está sendo feito o mesmíssimo movimento, mas para a minha prisão. Eu não vou, sem ter cometido crime nenhum, forçar a minha esposa e os meus familiares a me visitarem numa cadeia injusta. Eu não vou cometer o erro, por exemplo, que o Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) cometeu, de retornar ao Brasil achando que teria um julgamento decente e minimamente constitucional. Agora, se o Alexandre de Moraes quiser, eu desafio ele a me condenar à revelia e mandar o pedido de extradição para os Estados Unidos", disse. 

Em maio, a Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O pedido é para apurar suposta atuação de Eduardo nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. A PGR cita  postagens em redes sociais e entrevistas a veículos de imprensa dadas pelo deputado.

O órgão pediu ainda a tomada de depoimento de Jair Bolsonaro com o objetivo de que ele esclareça os fatos envolvendo o filho, já que ele seria supostamente beneficiado diretamente pelas ações de Eduardo. Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe de Estado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia da PGR.

“As evidências conduzem à ilação de que a busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa a interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal, em curso contra o sr. Jair Bolsonaro e aliados”, diz o documento.

Leia também: 

• “Não tem a mínima possibilidade de voltar ao Brasil", afirma Eduardo Bolsonaro mesmo após decisão de Moraes
• STF tem maioria para tornar Bolsonaro réu por trama golpista

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.