Eduardo Bolsonaro faltou a mais de 70% das sessões da Câmara em 2025

Conselho de Ética arquivou a perda do mandato indicada pelo PT

Por Da Redação
Às

Eduardo Bolsonaro faltou a mais de 70% das sessões da Câmara em 2025

Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou de apenas 13 das 50 sessões realizadas pela Câmara dos Deputados neste ano, o que representa 74% de ausências. De acordo com a Constituição, parlamentares podem perder o mandato se faltarem a mais de um terço das sessões legislativas, sem justificativa aceita pela Casa. Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro e, para não correr o risco de perder o cargo, precisaria comparecer a pelo menos 60 sessões da Câmara até o fim de 2025.

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem convocado sessões às terças e quartas-feiras e, em alguns casos, às quintas. Até o recesso parlamentar, previsto para 22 de dezembro, devem ocorrer entre 27 e 28 sessões, número insuficiente para que o deputado alcance a meta necessária para evitar a perda do mandato.

Mesmo com o esforço concentrado anunciado por Motta para a próxima semana, o total de sessões dificilmente será suficiente para reverter o quadro de ausências do parlamentar.

Eduardo tirou uma licença parlamentar sem remuneração de 120 dias, que finalizou em 20 de julho. O Conselho de Ética arquivou a ação do PT contra Eduardo Bolsonaro, nesta quarta-feira (22), por 11 votos a favor e 7 contra. Líder do partido na câmara entrou com um recurso contra decisão.

LEIA MAIS:

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro
Motta encaminha pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro para Conselho de Ética

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.