Eleições 2020: veja possíveis candidatos na corrida ao Palácio Thomé de Souza
Disputa definirá o substituto do prefeito ACM Neto (DEM)

Foto: Davi Valadares/Farol da Bahia
Não é de hoje que o principal assunto que domina os bastidores da política em Salvador é a corrida ao Palácio Thomé de Souza. Com o prefeito ACM Neto (DEM) fora do páreo, as apostas por quem será o sucessor, seja da base ou da oposição, parecem mais abertas do nunca. Diante disso, o portal Farol da Bahia traz a lista com os possíveis nomes a corrida municipal da capital baiana.
Bruno Reis (DEM)
Atual vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis é o principal nome da sigla a disputar a sucessão. Corre por fora o nome do atual secretário de saúde de Salvador, Léo Prates. O secretário sabe que Bruno Reis é o escolhido pelo prefeito há algum tempo, mas surge como uma segunda opção. Ao Farol da Bahia, Bruno afirmou que está à disposição do partido.
Nelson Pelegrino (PT)
Como o Partido dos Trabalhadores nunca governou Salvador, cresce no partido o desejo de lançar candidatura própria à prefeitura da capital baiana em 2020. Um desses entusiastas é o deputado federal Nelson Pelegrino, que sempre sonhou governar a cidade e perdeu a última eleição disputada pelo partido, quando foi derrotado por ACM Neto, em 2012. “A conjuntura impura para os partidos terem candidatos. Tem cinco possíveis nomes dentro do partido, não sei se serei o escolhido, porém o sentimento hoje dentro do PT é que vamos ter uma candidatura própria", afirmou o deputado.
Guilherme Bellitani
Um nome novo no cenário de especulação é o do atual presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellitani. Sonho de desejo de diversos partidos, tanto de direta quanto de esquerda, ele surge como o polivalente, aquele que pode jogar dos dois lados. Belittani também aparece como uma possível dobradinha com o atual presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior. Sobre a possibilidade, o presidente do Bahia afirmou estar com foco apenas no Bahia e não que falaria sobre política.
Geraldo Júnior (SD)
Atual presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD) sempre demostrou o desejo de ser prefeito da capital baiana. Geraldinho participa frequentemente de encontros com lideranças políticas da cidade. “Tenho dito que é muito cedo, é um ano que tenho que fazer muitas entregas que prometi ao povo de Salvador que me elegeu e aos meus colegas vereadores que me colocaram na presidência. Agora assim, como aconteceu na eleição da presidência da Casa, se a população pedir, estarei à disposição. Um dia vou governar essa cidade, só não sei quando”, disse.
Caca Leão (PP)
Com vontade de lançar uma candidatura própria em razão dos fracassos do PT nas eleições anteriores, o nome do deputado federal Caca Leão surge com uma opção do Partido Progressista à corrida ao Thomé de Souza. Entramos em contato com a assessoria do deputado, mas não obtivemos retorno.
Pastor Isidório (AVANTE)
Deputado federal mais votado da Bahia, Pastor Isidório surge como a única opção do partido. Com experiência de já ter disputado a prefeitura de Salvador, obtendo em 2016, 115 mil votos, ele aparece como um possível tirador de votos dos demais. A assessoria do deputado afirma que o nome dele é tratado como prioridade no Avante.
Hilton Coelho (PSOL)
Primeiro deputado estadual pelo PSOL na Assembleia Legislativa da Bahia, Hilton Coelho deve lançar uma candidatura representativa. A ideia do partido é sempre está nos debates públicos. De acordo com a assessoria do deputado, o nome de Hilton está no páreo, mas não seria o único nome do partido.
Vovô do Ilê (PDT)
Outro nome a aparecer no senário de especulação é o nome de Vovô do Ilê. Dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a candidatura é tratada como uma defesa as pautas do movimento negro. “Me coloquei à disposição a disputar à prefeitura de Salvador. Desde de 2006 que tenho esse desejo e, acima de tudo, o desejo que Salvador tenha uma candidatura negra. No momento minha pré-candidatura não tem ligação com nenhum partido, apesar de ser filiado ao PDT, a minha candidatura é uma proposta do movimento negro".
Celsinho Cotrim (PRTB)
Candidato a senador na eleição passada, Celsinho Cotrim é o único nome já confirmado na disputa do ano que vem. “As eleições de 2018 provaram que a sociedade deseja o novo formato de fazer política, através do bom comportamento dos políticos. Participaremos desse processo eleitoral, já com um margem considerável de chance por termos esse pensamento enraizados em nós. Temos o apoio do vice-presidente General Mourão e do ex-prefeito de Salvador, João Henrique”, afirmou.
Lídice da Mata (PSB)
Em julho passado, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) afirmou que seu nome está à disposição do partido, caso considere torná-la pré-candidata. Opositora do atual governo, Lídice foi a primeira mulher a assumir a prefeitura de Salvador, em 1992, então pelo PSDB.


