/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Eleições municipais: adiar é quase consenso

Notícias
Editorial

Eleições municipais: adiar é quase consenso

Confira o editorial desta terça-feira (23)

Por Da Redação
Eleições municipais: adiar é quase consenso
Foto: José Cruz/Agência Brasil

No momento em que o Brasil está a mercê da pandemia da covid-19, com perspectivas rasas e mínimas para uma mudança de panorama a curto prazo, preparar o país para as eleições municipais de 2020, em outubro, não condiz com a realidade.  

As mudanças teriam que ser em proporções estratosféricas e em pouco tempo, tendo que viabilizar à exaustão e ter profundo afinco em tudo que diz respeito à segurança higiênica da engrenagem – uma cadeia que mobiliza muita gente, que tem nas pontas o eleitorado e os candidatos. Além disso, é preciso dar segurança jurídica para todo o processo.

Não se trato de desacreditar na capacidade de mobilização de órgãos competentes e sociedade para fazer acontecer, apesar de um resultado positivo e rápido ser, sim, bem questionável; é entender que existe o fator de uma doença que se dissemina pelo país e é, ainda, incontrolável – muito também porque considerável parcela da população descumpre o isolamento social e, a cada dia, se vê mais pessoas nas ruas sem máscaras. 

No Congresso, vejam só, parece consenso que não é mais possível realizar o primeiro turno desse pleito no dia 4 de outubro, e será louvável que o exemplo de precaução parta mesmo da classe (o dos políticos) mais interessada pelo tema em debate. 

A questão agora, segundo o relator da proposta de adiamento, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), é o fechamento das datas do primeiro e do segundo turno entre novembro e dezembro, mas de  olho em dois prazos: na data limite de 27 de dezembro para a realização de eleições suplementares em municípios que tenham as eleições suspensas devido à pandemia, e no vencimento, a partir da próxima semana, dos prazos eleitorais para desincompatibilização de comunicadores e de servidores públicos.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102