Quais são os novos rumos da fotografia?

A era digital está abrindo portas para artistas escondidos ao redor do mundo

[Quais são os novos rumos da fotografia? ]

FOTO: Ivonei Tavares I Quais são os novos voos dessa arte que fascina milhões?

A Fotografia faz parte de um grupo seleto do que é considerado arte no mundo. Surgiu oficialmente no século XIX, mas na antiguidade alguns povos já ficaram intrigados com os efeitos criados dentro de uma câmara escura. 

Ela era uma espécie de caixa, isolada de luz interior, contudo, quando se abria um pequeno buraco dentro desta caixa, a mesma reproduzia uma imagem invertida de um objeto ao lado de fora do espaço fechado.

A fotografia desde então evoluiu e hoje em dia os seres humanos são capazes de fotografar imagens que nem o olho humano pode produzir, como: as fotos com zoom. 

Abaixo na esquerda, pode se observar a primeira fotografia do mundo, tirada em 1816 por uma câmara escura. Já a direita pode se ver uma fotografia tirada em 2018 por um modelo da avançada câmara profissional da Canon T6.

 

.

A esquerda a primeira fotografia do mundo tirada pelo francês, Joseph Nicéphore Niépce. A direita uma foto contemporânea  tirada de Ivonei Tavares. I Reprodução 

 

Assim, com o tempo o poder de congelar um momento em uma imagem foi se tornando cada vez mais popular no mundo inteiro, até chegar-se no atual momento em que a fotografia está inserida: a Era Digital.

A nova era da humanidade chegou para dar voz e oportunidade de fala a todos. Antigamente a fotografia se limitava a um grupo seleto, onde podiam expor seu trabalho através de exposições, para um grupo, que também era selecionado.

Mas agora com a ascensão das redes sociais, todo mundo é fotografo, escritor e portador de opinião. Ivonei Tavares, em 2016, era um fotografo amador que passou a ganhar muita popularidade com suas imagens no seu perfil pessoal do Instagram. 

 

"Meus amigos compartilhavam minhas fotos, o que ajudou bastante a ter visibilidade. Aproveitei e inserir algumas hastags para aumentar mais ainda a busca pelo meu trabalho. Mas o que eu não esperava, foi a imensa repercussão que o uso dessas ferramentas gerou nas minhas fotos", afirmou Tavares.

 

Suas fotografias já saíram em páginas locais bastante conhecidas por divulgarem bons materiais de fotográficos, como: SSALOVERS, Baianidade Nagô e Salvador Meu Amor, sendo que a última página citada tem quase 100 mil seguidores. 

Velho conceito, nova ferramenta

Um dos novos rumos da fotografia são as fotos tiradas de aparelhos amadores, como as câmaras de celular. Amanda Oliveira que ministra vários workshops na cidade de Salvador afirma que é possível sim tirar boas fotos através do celular. 

Para ela, um fotografo profissional é aquele que trabalha com a forma correta da fotografia, independente com qual objeto o indivíduo registre sua arte.

O problema dessa forma de inovação é o mercado de trabalho ainda contém um viés tradicional. "O mercado ainda exige bastante o uso de um equipamento que consiga abraçar mais a qualidade que nem sempre um aparelho de celular consegue alcançar", afirmou Amanda.

Quando ela realiza suas oficinas de fotografia por celular, Amanda confessa que busca compartilhar seu conhecimento de forma inovadora, explorando melhor o potencial do celular e dos aplicativos que se podem utilizar para se obter uma melhor qualidade no trabalho, e as vezes um possível reconhecimento.

A fotografia de celular vai longe, e está cada dia conquistando mais atenção e admiração das pessoas ao redor do mundo. Ivonei Tavares foi um dos finalistas do concurso internacional de fotografia da Fujifilm, e a foto selecionada para o concurso foi retirada, justamente da câmera de seu celular.

 

"Sempre defenderei que fotografia de verdade é feita com sensibilidade e atenção, não precisamos de super equipamentos para transmitir sentimentos verdadeiros. A bateria da câmera acabou e eu não poderia deixar esse momento passar", revelou Tavares.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Muito obrigado a todos que votaram nessa foto no concurso da Fujifilm!!! Vocês me ajudaram a conquistar o prêmio. Esse registro tem tanta energia, amor e mudança. Muita coisa aconteceu no dia em que foi feito. Seu simbolismo é latente, o seu silêncio mais ainda. Hoje, mais do que nunca, posso afirmar que os momentos se constroem pra mim. Na hora o clima muda, bate um negócio bom no coração e tudo fica em câmera lenta. Fotografar é a minha droga, meu vício, meu tesão. . . . . . . . #meuolhardesalvador #salvadormeuamor #vemseapaixonar #ssalovers #baianidadenagô_ #fujifilm #aquiésalvador  #everydaylatinamerica #everydaybrasil #achadosdasemana #omelhorclick #canonbrasil #brasilnafoto  #salvador #canonbr #vejabahia #fotojornalismo #visitsalvadordabahia #everydaysocialjustice #everydayeverywhere #zerandobahia #fotosbahia #genteboaseatrai #natgeobrasil  #bahianafoto #ig_bahia #igerssalvador #igrejasemfoco

Uma publicação compartilhada por Ivonei Tavares (@ivotavaress) em

 

Amanda ainda confessa que, não há mais maneiras de se criar mais novidades na área. "Em tempos de fácil acesso à fotografia, inovação para mim é a verdade de cada um. É fotografar sempre através do seu olhar, que é onde vejo o diferencial em cada imagem", afirmou a jovem.

Assim como Ivonei, Amanda conseguiu ganhar destaque com seu trabalho através das redes sociais. Mas em seu caso, foi muito antes do boom do Instagram. 

Seu trabalho ganhou grande repercussão no Flickr e em outros sites de foto há quase 10 anos atrás. O ambiente digital, como as redes sociais, oferece mais espaço para mais as pessoas, tornando um local muito menos burocrático para se divulgar e descobrir o trabalho de novos artistas. 

Amanda começou nas redes sociais, e desde então cresceu nessa área tendo hoje um de seus trabalhos exposto no Museu do Louvre na França e em outras exposições internacionais.

 

Foto exposta no museu do Louvre em Paris, França I Foto: Amanda Oliveira

 

Uma dica que ela deixou para as pessoas que estão começando na área, é que elas sempre devem procurar novidades no mercado e procurar eventos onde podem marcar presença. Foi em uma dessas procuras, que ela achou a oportunidade perfeita para concorrer a uma exposição no Louvre. 

 

"Ter um trabalho compartilhado numa exposição coletiva no Louvre foi ter certeza de que a gente precisa ter um propósito e correr na frente dele", afirmou a jovem fotógrafa.

 

 

Ganhando com a fotografia

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), realizada pelo ministério da economia existiam, em 2017, 4.345 fotógrafos no Brasil. O número aumentou em cerca de 42% em 12 anos. Em 2005 o relatório revelava que existiam aproximadamente 2.500 fotógrafos registrados no Brasil.

O número de fotógrafos que realizam diversos trabalhos são os que mais se encontram no país, são mais de 2.900 pessoas que exercem a profissão. Já as áreas especializadas como fotografo publicitário, fotografo retratista e repórter fotográfico são o que há menos no mercado.

Mas por vezes, a raridade pode trazer um bom retorno financeiro. O repórter fotográfico, por exemplo, ganha mais do que a média nacional de fotógrafos comuns do Brasil.

Em 2017, a média salarial do repórter fotográfico era de R$ 4.810,34, segundo os dados do RAIS. O valor supera em quase 45% a média salarial do fotografo comum, que ganha em torno de R$ 2.611,78.

 

Fotografia que transforma

Desde momentos tristes há registros emocionantes, a fotografia oscila em constantes altos e baixos, mas uma coisa que ninguém pode negar é: a fotografia marca a história da humanidade. 

Registros de épocas históricas, como: as guerras mundiais, a ida do homem à lua, retratos do universo, registros dos rostos das famílias reais, dentre outros. Assim como a pintura, a fotografia marca todos esses períodos históricos da vida na terra.

Para Ivonei Tavares, as mudança no mundo da fotografia é uma constante extremamente importante "principalmente com o universo da internet, que se atrela muito bem a necessidade da sociedade em se posicionar e ser notado".

 

"Nossas lembranças deixaram de ser apenas para a gente, e se tornaram também para o outro. Num aspecto sociocultural, a fotografia tem força de integração de tribos, conexão de povos e propagação de ideias ou comportamentos. A foto registra, a internet espalha e nada mais será como era antes", declarou Tavares.

 

É um fato inegável que tudo está mudando muito rápido no mundo em que todos estão inseridos. Dos anos 50 até os dias atuais muitas profissões sumiram se renovaram e surgiram. O mesmo acontece com a fotografia. 

Mas o segredo para se ter sucesso em uma área tão delicada e importante para o conto das histórias é se manter sempre atualizado. 

Uma das dicas da Amanda é perceber o ambiente sem a necessidade de estar com uma câmara para que assim saiba vivenciar experiências sem a mesma. "Com isso se cria referências para a imagem: observando e aguçando o nosso olhar com tudo que a vida oferece ao redor".

A fotografia continua até hoje a alegrar, informar e aguçar a criatividade e emoção em cada pessoa e que assim continue fazendo. Feliz Dia Mundial da fotografia!
 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!