• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Embaixada dos EUA contesta julgamento do STF e cogita medidas contra o Brasil

Embaixada dos EUA contesta julgamento do STF e cogita medidas contra o Brasil

Vice-secretário de Estado acusou o ministro Alexandre de Moraes de enfraquecer o Estado de Direito

Por Da Redação
Às

Atualizado
Embaixada dos EUA contesta julgamento do STF e cogita medidas contra o Brasil

Foto: Travis Walser (via Unsplash

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, nesta sexta-feira (12), uma nota criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão. A manifestação ocorreu em postagem oficial no X, a partir de declarações do vice-secretário de Estado, Christopher Landau.

“Os Estados Unidos condenam o uso da lei como arma política. Como advogado, diplomata e amigo do Brasil, me dói ver o ministro Moraes desmantelar o Estado de Direito no país e arrastar as relações entre nossas grandes nações para o ponto mais sombrio em dois séculos”, escreveu Landau.

Na mesma publicação, ele acrescentou que “enquanto o Brasil deixar o destino dessa relação nas mãos do ministro Moraes, não vejo saída para esta crise”.

Além da embaixada, integrantes do governo Trump também reagiram ao resultado do julgamento. Segundo secretários ligados ao ex-presidente norte-americano, estão em análise medidas contra o Brasil, a maioria delas direcionada ao ministro Alexandre de Moraes.

Ainda não há definição sobre quais sanções podem ser adotadas. Porém, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, declarou que os EUA podem “enviar caças F-35 e navios de guerra ao Brasil”.

As hipóteses de intervenção militar foram mencionadas após declaração da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. Questionada sobre uma possível condenação de Bolsonaro, ela disse que os Estados Unidos poderiam avaliar o uso de forças militares, se necessário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.