• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Embaixada dos EUA critica Moraes por decretar prisão preventiva de Bolsonaro: “Poder sem limites”

Embaixada dos EUA critica Moraes por decretar prisão preventiva de Bolsonaro: “Poder sem limites”

No comunicado, a embaixada também acusa o ministro de ser um "violador de direitos humanos" 

Por Da Redação
Às

Atualizado
Embaixada dos EUA critica Moraes por decretar prisão preventiva de Bolsonaro: “Poder sem limites”

Foto: Reprodução/AgênciaBrasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, neste sábado (22) uma nota em que critica a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No comunicado, a embaixada aponta o ministro como um  "um violador de direitos humanos sancionado, expôs o Supremo Tribunal Federal do Brasil à vergonha e ao descrédito internacional ao desrespeitar normas tradicionais de autocontenção judicial e politizar de forma escancarada o processo judicial”.

A representação diplomática dos EUA também demonstraram preocupação ao recente "ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil: a provocativa e desnecessária prisão do ex-presidente Bolsonaro, que já estava em prisão domiciliar sob forte vigilância e com rígidas restrições de comunicação".

O comunicado também fez fortes críticas ao magistrado, alvo de sanções impostas pelo governo Donald Trump no âmbito da Lei Magnitsky, mecanismo que permite punir autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos.

“Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não reconhece limites para seu poder", concluiu.

Repercussão da prisão

A prisão de Bolsonaro gerou grande repercussão entre políticos e populares. Eduardo Bolsonaro afirmou que Alexandre de Moraes busca terminar o que Adélio Bispo começou, e que quer matar o ex-presidente. No discurso, o filho de Bolsonaro faz menção ao episódio em que o pai foi esfaqueado na campanha de 2018.

O deputado federal Hélio Lopes (PL), também se posicionou contra a prisão de Bolsonaro. Segundo ele, prender o ex-presidente Jair Bolsonaro é "tentar prender uma ideia", ao afirmar que o ex-presidente é símbolo da liberdade.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou sobre a prisão de Bolsonaro. Trump afirmou que não tinha ficado sabendo da prisão de Bolsonaro e classificou o ocorrido como "uma pena".

Por meio das redes sociais, em uma publicação no "X", o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a importância da decisão de Moraes como um movimento para promover a democracia no país.

Em frente à seda da Polícia Federal, local onde Bolsonaro está custodiado, diversos manifestantes apresentaram opiniões diversas sobre a prisão do ex-presidente. Enquanto alguns teciam críticas ao Judiciário brasileiro sobre alegação de "censura", outros defendem a legalidade da medida.
 

LEIA TAMBÉM:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.