Embaixador da China enaltece feitos do governo Lula e fala em “respeito mútuo inalterado”
Falas aconteceram durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa GWM, nesta sexta (15)

Foto: Reprodução/YouTube
O embaixador da China do Brasil, Zhu Qingqiao, enalteceu o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a relação entre os dois países, citando um "respeito mútuo inalterado". As declarações aconteceram durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa GWM, nesta sexta-feira (15), em São Paulo.
“Sob a liderança do presidente Lula, o Brasil resiste aos impactos externos e saiu novamente do Mapa da Fome da ONU”, disse Qingqiao, que também destacou programas de incentivo à indústria lançados pelo governo federal.
O evento ocorre dez dias após o início da taxação de 50% sobre produtos brasileiros aplicada pelo governo dos Estados Unidos – uma das razões que tem incomodado o presidente Donald Trump é a aproximação do Brasil com a China e a outros países dos Brics, o bloco de países emergentes.
“Líderes com visão estratégica sabem encontrar oportunidades na crise. E as potências em ascensão sabem transformar crises em oportunidades. Em um mundo turbulento, permanecem inalterados o respeito mútuo e o tratamento igualitário entre a China e o Brasil”, afirmou o embaixador.
“Aproveito para reafirmar que, independentemente das mudanças na conjuntura internacional, a China estará ao lado do Brasil para construir juntos uma comunidade do futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, acrescentou.