• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Entrave na importação de matéria-prima atrasou análise de pedido de registro de vacina da Fiocruz

Entrave na importação de matéria-prima atrasou análise de pedido de registro de vacina da Fiocruz

Anvisa autorizou registro definitivo para vacina da Pfizer nesta terça (23)

Por Da Redação
Ás

Entrave na importação de matéria-prima atrasou análise de pedido de registro de vacina da Fiocruz

Foto: Reuters

O entrave na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção da vacina de Oxford contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil, acabou atrasando a análise do pedido de registro do imunizante feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nesta terça-feira (23), a agência reguladora anunciou a concessão de registro definitivo para vacina da Pfizer, que agora pode ser comercializada. 

O registro é o primeiro definitivo que a Anvisa concede para uma vacina contra a Covid-19. Até o momento, somente a Fiocruz e a Pfizer solicitaram registro definitivo de seus imunizantes. De acordo com a Anvisa, a falta de dados do "estudo de comparabilidade" acabou travando uma análise do pedido de registro feito pela Fiocruz. A informação é considerada "crucial" para validar o processo da vacina de Oxford. Atualmente, 13,71% dos documentos analisado desse imunizante constam no painel da Anvisa como "pendente de complementação".

Em janeiro, a chegada do IFA no país ficou prejudicada. Na ocasião, a carga teve que aguardar a emissão da licença de exportação e a conclusão dos procedimentos alfandegários. Na última segunda-feira (22),, o Ministério da Saúde divulgou nota informando que no dia 27 de fevereiro o país receberá dois lotes de IFA, suficientes para produzir cerca de 12 milhões de doses da vacina de Oxford na Fiocruz.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.