EPE sugere antecipação de obras para escoar energia gerada no Nordeste
Meta é solucionar restrições locais para conexão de futuros projetos

Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) quer antecipar algumas obras previstas para o escoamento da geração de energia produzida na área sul do Nordeste, para reforçar a estrutura do Sistema Interligado Nacional.
A recomendação consta do Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume I – Área Sul, que foi detalhado nesta quarta (19) para associações, agentes de geração e transmissão em evento online organizado pela EPE e pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Os estudos pretendem “solucionar restrições locais para conexão de futuros projetos de geração; aumentar a confiabilidade no atendimento à carga; e ampliar a capacidade de intercâmbio energético entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste”.
Nesse sentido, a expansão da malha de transmissão, que partirá da Bahia, interligando-se às linhas instaladas em Minas Gerais e no Espírito Santo, é apontada como solução para atender a oferta de geração de energia renovável, em especial eólica, gerada no Nordeste.