Estados Unidos emitem alerta para tornado de fogo
São fenômenos raros que dependem de determinadas condições para ocorrer, como a confluência de um incêndio com ventos fortes

Foto: Reprodução / Twitter
No último sábado (15), o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS na sigla em inglês) emitiu o primeiro alerta da história do órgão sobre a ocorrência de um “firenado” ou tornado de fogo, fenômeno raríssimo no qual o fogo de um incêndio florestal ocorrido no Norte da Califórnia produziu um vórtice em chamas que formou um redemoinho.
Os tornados de fogo, ou redemoinhos de fogo, são fenômenos raros que dependem de determinadas condições para ocorrer, como a confluência de um incêndio com ventos fortes, a variação da temperatura do ar e a intensidade das chamas.
Em geral, esses firenados atingem alturas de 10 a 50 metros, mas duram apenas alguns segundos na maioria dos casos. No entanto, o alto poder de destruição é capaz de incendiar grandes espaços em pouco tempo.
No Brasil, o fenômeno ocorreu em uma fazenda na localidade de Nova Ponte, no Alto Paranaíba em Minas Gerais, em setembro de 2018; e outra no sudoeste de Goiás entre as cidades de Santa Helena de Goiás e Maurilândia em setembro de 2019.