• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Estimativa de queda na safra baiana de grãos é revista e tem leve crescimento no mês de Setembro

Estimativa de queda na safra baiana de grãos é revista e tem leve crescimento no mês de Setembro

Produtividade média do feijão cai tanto na primeira quanto na segunda safra

Por Da Redação
Ás

Estimativa de queda na safra baiana de grãos é revista e tem leve crescimento no mês de Setembro

Foto: Agência Brasil

A estimativa de queda na safra baiana de grãos (cereais, leguminosas e oleaginosas) em relação a 2018 foi revisada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e registrou leve aumento no mês de Setembro: de -11,5% para -11,7%

A nona previsão para a safra baiana em 2019 estimou uma produção de 8.233.928 toneladas. O total é menor que o previsto em agosto (-0,2%), o que representa uma redução de 17.512 toneladas.

A mudança se deve sobretudo à revisão para baixo na produtividade média do feijão, que fez a previsão de produção recuar tanto na primeira quanto na segunda safra. Além disso, o arroz teve a sua estimativa de produção zerada.

No entanto, houve aumento na estimativa de colheita do algodão herbáceo, de 1.461.360 para 1.494.000 toneladas (mais 32.640 toneladas ou +2,2%). Com isso, a safra baiana de algodão em 2019 deve ficar 19,7% maior que a de 2018, consolidando-se como a segunda maior do país.

Em setembro, a estimativa é que 9 das 26 safras pesquisadas na Bahia sejam maiores que em 2018. A cana-de-açúcar deve cair (-10,1%, ou menos 474 mil toneladas produzidas neste ano).

A mandioca deve ter maior aumento (+329.925 toneladas), em termos absolutos. O algodão (+245.846 toneladas) está agora na sequência, enquanto que a soja se manteve com a maior estimativa de perda (-986.600 toneladas).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.