Estudo aponta que gatos têm quase 300 expressões faciais diferentes

Cães têm cerca de 27 expressões e os humanos, 44

[Estudo aponta que gatos têm quase 300 expressões faciais diferentes]

FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

É comum encontrar nas redes sociais imagens de gatos fazendo caras engraçadas, mas um estudo explica essa característica felina. Uma pesquisa publicada em outubro, na revista científica Behavioral Processes, revelou que os felinos domésticos podem fazer até 276 expressões faciais diferentes. Comparando com outras espécies, os cães, por exemplo, têm cerca de 27 expressões e os humanos, 44. De acordo com o artigo, de coautoria das americanas Brittany Florkiewicz, psicóloga evolucionista do Lyon College, em Arkansas, e Lauren Scott, estudante de medicina do Centro Médico da Universidade de Kansas, 53 bichanos que vivem em um cat café solidário para gatos, em Los Angeles, foram filmados por cerca de três meses.

Após a captura dos vídeos, que gravaram 186 interações entre os gatos, as autoras compararam as expressões com o Sistema de Codificação e Ação Facial, projetado especialmente para felinos. Entre as 276 expressões, foi descoberto que cada uma delas era composta por uma mistura de quatro dos 26 movimentos faciais conhecidos, como, por exemplo, a boca aberta, pupilas dilatadas, piscadelas, lambidas no focinho e movimento dos bigodes e orelhas.

45% destas expressões foram consideradas amigáveis, 37% agressivas e 18% uma mistura das primeiras. As demonstrações eram mais notáveis quando os gatos se comunicavam entre si, mas não foi possível, no entanto, entender o que eles estavam querendo “dizer". "A literatura é tão escassa e muitos estudos focam apenas na conexão entre gatos e humanos ao longo de 10.000 anos de domesticação", disse Florkiewicz em comunicado ao portal WordsSideKick. "No cat café, conseguimos documentar interações espontâneas entre os gatos e registrar suas expressões faciais", acrescentou ela. O estudo observou ainda que algumas caras amigáveis feitas pelos felinos são bastante semelhantes àquelas feitas pelos humanos, cães e primatas, como o sorriso ou a gargalhada. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!