Estudo aponta que investimento no Brasil terá primeira queda desde os anos 80

Incertezas sobre dívida pública e endividamento das empresas são vistos como obstáculos para retomada

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que investimento no Brasil terá primeira queda desde os anos 80

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Ao fim desta década, a economia brasileira vai ter colhido mais um indicador ruim. Entre 2011 e 2020, os investimentos deverão ter registrado queda média de 2,2% ao ano, mostra levantamento realizado pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Essa será a primeira queda do investimento para um período de dez anos desde 1980, conhecida como a década perdida.

Outro levantamento do Ibre já apontou que o PIB (Produto Interno Bruto) do período de 2011 e 2020 será o pior dos últimos 120 anos, pelo menos. Nos anos recentes, o fraco desempenho dos investimentos se concentrou de 2014 em diante, período a partir do qual a economia brasileira enfrentou uma dura recessão até 2016, observou um triênio de lenta recuperação e, agora em 2020, passou a ser impactada pela pandemia do novo coronavírus, que colocou o país novamente em recessão.

Ainda que não houvesse a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o desempenho do investimento continuaria fraco. No relatório de inflação de dezembro do ano passado, portanto, antes de iniciada a pandemia, a expectativa era de alta de 4,1% para os investimentos, o que levaria a década atual a apresentar uma queda média de 1,2%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.