“Eu trabalho com otimismo", diz Lula sobre encontro com Donald Trump
A expectativa é de que os dois líderes conversem neste domingo (26), em Kuala Lumpur, capital da Malásia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na madrugada deste sábado (25) que está confiante em encontrar uma solução para o impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos. Em entrevista a jornalistas na Malásia, onde participa da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), Lula comentou sobre a expectativa para o encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump.
“Espero que ‘role’. Eu vim aqui e estou à disposição para que a gente possa encontrar uma solução”, declarou o presidente. Lula reforçou que a intenção é discutir as diferenças de forma direta e buscar consenso. “Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Então, pode ficar certo que vai ter uma solução.”
O chefe do Executivo negou que haja imposição de condições por parte dos dois países nas negociações sobre o aumento de 50% nas tarifas de importação dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, em vigor desde agosto. “Eu trabalho com otimismo para que a gente possa encontrar uma solução. Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda”, afirmou.
Do outro lado, o presidente Donald Trump disse a jornalistas, a bordo do avião presidencial Air Force One, que pode avaliar a redução das tarifas impostas ao Brasil. “Sim, sob as circunstâncias certas, com certeza”, afirmou o republicano.
A expectativa é de que os dois líderes conversem neste domingo (26), em Kuala Lumpur, capital da Malásia.


