EUA prometem resposta após condenação de Bolsonaro no STF

Secretário Marco Rubio afirma que decisão representa “opressão judicial”

Por Da Redação
Às

EUA prometem resposta após condenação de Bolsonaro no STF

Foto: Cristian Lazzari/Flickr

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou que Washington responderá “na próxima semana ou algo assim” à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à Fox News, Rubio afirmou que “o Estado de Direito está se desintegrando” e acusou ministros da Corte de promoverem perseguições políticas.

“Temos esses juízes ativistas – um em particular – que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, ele tentou – ele tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso”, disse o secretário.

Rubio, que já havia determinado a suspensão do visto do ministro Alexandre de Moraes e de outras autoridades brasileiras, classificou o magistrado como “violador de direitos humanos” e assegurou que “os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas”.

A condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito intensificou o clima de tensão entre os dois países.

O Itamaraty reagiu às declarações de Rubio ainda na quinta-feira (11). Em nota, afirmou: “Continuaremos a defender a soberania do país de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem. Ameaças como a feita hoje pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia.”

A crise diplomática também foi reforçada por outras autoridades dos EUA. O vice-secretário Christopher Landau avaliou que a decisão “conduz as relações entre Brasil e Estados Unidos ao seu ponto mais sombrio em dois séculos”. Já Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública, afirmou que a sentença representa “censura e perseguição de Moraes” e que Washington encara o episódio “com a maior seriedade”.

LEIA MAIS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.