• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ex-secretária de deputados governistas é denunciada por participar de esquema de corrupção e crimes ambientais no Inema

Ex-secretária de deputados governistas é denunciada por participar de esquema de corrupção e crimes ambientais no Inema

Outras sete pessoas foram denunciadas pelo MP-BA

Por Da Redação
Às

Ex-secretária de deputados governistas é denunciada por participar de esquema de corrupção e crimes ambientais no Inema

Foto: Prédio do Ministério Público da Bahia. Créditos: Reprodução

A ex-secretária de deputados governistas, Maristela Tereza de Castro, foi denunciada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por participar de suposto esquema de corrupção e crimes ambientais dentro do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Outras sete pessoas também foram denunciadas, entre eles estão servidores públicos, ex-funcionários do Inema e um fazendeiro.  

Segundo investigações, o grupo criminoso recebeu vantagens econômicas entre 2018 e 2024 para agilizar processos de licenciamento ambiental e realizar análises menos rigorosas de maneira ilegal, em uma prática denominada como “speed money”. O valor estimado recebido pelos envolvidos ao longo dos anos é R$ 16,5 milhões.

A ação criminosa, de acordo como procedimento investigatório, causou danos ao meio ambiente e à moralidade pública. Entre os crimes citados na denúncia estão: corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, crime ambiental e inserção de dados falsos em sistema de informações.

A ex-secretária é apontada como articuladora do grupo. Descrita como lobista pelo MP-BA, ela atuava na captação de empreendedores rurais interessados e articulava com servidores do Inema para direcionar procedimentos e manipular distribuições.

Maristela integrou o gabinete do deputado estadual Angelo Almeida (PSB) em 2017, atual titular da pasta de Desenvolvimento Econômico (SDE). Em 2018 passou ocupar o cargo de secretária parlamentar de Vitor Bonfim (PV) até 31 de maio deste ano, quando foi exonerada. Nenhum dos deputados são citados no processo.

Antes, em 2008, ela já havia sido nomeada como agente administrativa da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, ocupando o cargo até 2015.  

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.