Explosão atinge hotel no centro de Havana, em Cuba, e deixa ao menos nove mortos
Segundo autoridades, suspeita é que um vazamento de gás tenha causado o acidente

Foto: Agência de Notícias estatal de Cuba/Prensa Latina
Um hotel famoso no centro de Havana, capital de Cuba, foi atingido por uma explosão nesta sexta-feira (6), que destruiu vários andares nas laterais do prédio. Segundo a imprensa estatal, ao menos nove pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas no acontecimento.
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou que a explosão no Hotel Saratoga não foi causada por uma bomba, e que a maior suspeita é que um vazamento de gás tenha causado a situação.
A explosão gerou uma pequena onda de pânico no bairro histórico de Havana, que ainda está reabrindo aos turistas após a pandemia da Covid-19.
Até o momento, segundo a imprensa local, os esforços de busca e resgate seguem em andamento, mas ainda não se sabe se há outras vítimas permaneceram presas nos escombros. Além disso, a nacionalidade das vítimas também não foi divulgada.
No horário do acidente, o hotel estava fechado e apenas trabalhadores estavam dentro no momento da explosão. Segundo Roberto Enrique Calzadilla, representante da empresa militar que opera muitos dos hotéis do país, o local seria seria reaberto nos próximos dias e os trabalhadores faziam os preparativos finais.
"Os trabalhadores estavam... fazendo reparos e fazendo todo o trabalho para abrir a propriedade, e pela manhã eles estavam reabastecendo o gás e parece que algum acidente causou uma explosão", disse em entrevista à TV estatal.