Confira nosso editorial deste sábado (23)

[Falas não são provas]

FOTO: Palácio do Planalto

A divulgação da reunião ministerial de 22 de abril é, sem dúvida, uma mais peça polêmica adicionada ao emaranhado de tensões vividas pelo governo federal. No entanto, soa exagerado e parcial se discriminá-lo como prova cabal de um suposto crime por parte do presidente Jair Bolsonaro, mas que ali mostrou, sem trégua, como consegue despejar centenas de palavrões e expressões sarcásticas, mas nada do que o mandatário brasileiro nunca escondeu de ninguém.

Não se pode perder a natureza do inquérito que culminou com a exibição pública do vídeo: é um dos documentos coletados para avaliar a suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, relatada pelo ex-juiz e já, na ocasião, ex-ministro Sergio Moro, dias após deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública repleto de rusgas com o presidente.

É um norte importante porque, agora divulgado, o vídeo comprava que Moro não mentiu e… bem, aparentemente, dentro do inquérito este é o fato a ser comprovado. Na reunião, há indiretas ao ex-ministro, que mais deixa a impressão de uma corriqueira cobrança por obediência e alinhamento político do que ameaça. A subjetividade está do lado de Bolsonaro.

Além disso, é impossível fazer do vídeo uma prova contra um crime não consumado, que jamais aconteceu. Sem a nomeação de Ramagem, sem Ramagem nunca ter assumido o tal cargo na PF, de que forma uma suposta interferência dedurada pode ter ocorrido? Mais uma vez, as acusações de Moro deitam apenas em atos não consumados.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!