Fiocruz abre inscrições para cursos de doutorado, mestrado e especialização

Epidemiologia em Saúde Pública é um dos cursos oferecidos

[Fiocruz abre inscrições para cursos de doutorado, mestrado e especialização]

FOTO: Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu inscrições para diversos cursos de doutorado, mestrado e especialização. Todas as oportunidades oferecidas são gratuitas. Saiba mais sobre as exigências e especificidades de cada curso: 

Epidemiologia em Saúde Pública (doutorado)

O curso de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e gestores em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. Segundo a Fiocruz, o curso visa também capacitar profissionais no planejamento e análise de dados na pesquisa epidemiológica e na análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas públicas e tecnologias, considerando os contextos social e ambiental, nos cenários nacional e internacional.

O público-alvo são candidatos com diploma de nível superior, preferencialmente portadores do título de mestre. Os não portadores do título de mestre deverão possuir uma produção científica relevante, que será avaliada pela Comissão de Seleção.

Vagas: 21 - Inscrições até 23/7/21

Biociências e Biotecnologia (doutorado)

O Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz-PR) torna pública a seleção para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Biotecnologia do ICC/Fiocruz-PR (PPGBB-ICC). O público-alvo do curso são profissionais com nível superior completo e, preferencialmente, título de mestre.

Vagas: 5 - Inscrição: 30/7/21

Biodiversidade e Saúde (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde, oferecido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), torna pública a seleção para o curso de doutorado acadêmico em Biodiversidade e Saúde nas seguintes áreas de concentração: a) Taxonomia e Sistemática; b) Saúde Ambiental. O Programa tem por objetivo a formação de profissionais capazes de atuar em pesquisa e docência sobre a biodiversidade e sobre os problemas de saúde humana decorrentes das alterações nos ambientes naturais ou das ações antrópicas. 

O público-alvo do curso são portadores de diploma de mestrado, com, pelo menos, um artigo científico publicado ou aceito para publicação em revista indexada, como primeiro autor ou autor correspondente.

Vagas: 6 - Inscrições: 30/7/21

Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (Especialização)

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) torna pública a seleção de candidatos para o curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, que visa desenvolver a reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde.

Além disso, o curso tem o objetivo de criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas; e ainda formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde. Devido ao atual contexto sanitário da pandemia, as atividades deste curso serão realizadas de maneira remota. Desta forma, candidatos de outros estados poderão concorrer a vagas.

Vagas: 30 - Inscrições: 11/8/21

Pesquisa Clínica (mestrado profissional)

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) torna pública a seleção de candidatos ao curso de mestrado profissional em Pesquisa Clínica (MPPC), cujo objetivo é desenvolver a capacidade dos alunos através do aprendizado das diferentes habilidades inerentes à pesquisa clínica. Nessa perspectiva, o curso prioriza o desenvolvimento de projetos na instituição com a qual o aluno possui vínculo de trabalho e que resultem em produtos passíveis de aplicação prática e imediata na melhoria da qualidade dos setores nos quais o aluno desenvolve suas atividades profissionais.

O público-alvo são profissionais de nível superior em qualquer área de graduação que tenham vínculo profissional de qualquer tipo (servidor público, CLT, bolsa de fundação de apoio, empresa, cooperativa) ou autônomo com situação profissional regularizada com registro em seu conselho (Ex: CRM, CRMV, Corem, CRF, etc); ou que proponham o desenvolvimento do projeto do mestrado profissional no seu local de trabalho ou no local de trabalho do orientador, relacionado a uma das linhas de pesquisa do MPPC.

Vagas: 20 - Inscrições até 12/8/21

Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (mestrado)

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) torna pública a seleção para o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (PCDI). O objetivo é formar docentes para o ensino de nível superior e pesquisadores em nível de mestrado, qualificados para o desenvolvimento de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e, assim, formar profissionais de excelência para desenvolver pesquisas clínico-operacionais, clínico-comportamentais, clínico-ambientais e socioculturais das doenças infecciosas.

Vagas: 16 - Inscrições: 12/8/21

Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas  (doutorado)

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) torna pública a seleção para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (PCDI). Seu objetivo é formar docentes para o ensino de nível superior e pesquisadores qualificados para o desenvolvimento de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas; além de formar profissionais de excelência para desenvolver pesquisas clínico-operacionais, clínico-comportamentais, clínico-ambientais e socioculturais das doenças infecciosas.

O público-alvo são profissionais que tenham graduação completa e, preferencialmente, o título de mestre.

Vagas: 10 - Inscrições: 12/08/2021

Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (doutorado)

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) torna pública a abertura de inscrições para o curso de doutorado acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos. O curso, ligado ao Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (PPG-PTFM), oferece formação nas seguintes áreas de pesquisa: Química Medicinal, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica. O curso é gratuito e as aulas serão ministradas virtual ou presencialmente, de acordo com o calendário do referido curso.

Vagas: 10 - Inscrições até 16/8/2021
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!