FMI projeta crescimento de 3,7% da economia brasileira em 2021

Órgão diz que crescimento global deve aumentar em 6%

Por Da Redação
Ás

FMI projeta crescimento de 3,7% da economia brasileira em 2021

Foto: Reprodução

Um ano depois de traçar um panorama de que o mundo entraria em uma "grande paralisação" econômica como efeito da pandemia de coronavírus, o Fundo Monetário Internacional (FMI) agora dá sinais de que a recuperação está a caminho. O alerta da instituição, no entanto, é de que a retomada tem acontecido de maneira desigual entre os países e dentro deles, e que a recuperação consistente depende da melhor distribuição de vacinas contra Covid-19.

No Panorama Econômico Mundial para 2021, o FMI projeta uma recuperação forte da economia global em 2021 e 2022, comparada com as previsões anteriores. O crescimento econômico mundial é estimado para 6% neste ano e 4,4% em 2022. Em janeiro, a previsão era de crescimento de 5,5% este ano. A projeção para o Brasil, porém, se manteve praticamente inalterada, na comparação com a divulgada em janeiro. 

A expectativa é que a economia brasileira cresça 3,7% neste ano e 2,6% em 2022. Em janeiro, a projeção era de crescimento de 3,6%. Pelas previsões do fundo, o Brasil também vai fechar o ano de 2021 como um dos únicos países do hemisfério ocidental a ter taxa de desemprego mais alta do que em 2020. A projeção do FMI é que a taxa suba de 13,2% para 14,5% neste ano.

Só a Venezuela, entre os países do hemisfério, também ampliará a taxa de desemprego. O Brasil é também o segundo país com a taxa de desempregados mais alta, perdendo apenas para a Venezuela. Nos demais países da América do Sul e do Norte para os quais o fundo faz projeções, o desemprego deve cair. Já os Estados Unidos devem passar de 8,1% para 5,8%. México, de 4,4% em 2020 para 3,6% em 2021, e a Argentina irá de 11,4% para 10,6%.

A confiabilidade das previsões, segundo o FMI, vai depender do sucesso da corrida pela vacinação contra a Covid-19 de forma a conter a propagação de novas cepas do coronavírus. O progresso na vacinação mundial maior do que o esperado pode elevar as projeções, enquanto a propagação de variantes que diminuem a eficácia de imunizantes pode derrubar a previsão de crescimento econômico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.