Fortalecer serviços ambientais

Confira a coluna desta segunda-feira (23)

[Fortalecer serviços ambientais]

FOTO: Divulgação/Governo do Amazonas

Floresta+ Carbono é o nome de um instrumento – criado no mês passado – pelo Ministério do Meio Ambiente para reconhecer, valorizar e incentivar o mercado de serviços ambientais em todo o território nacional.
 
A modalidade foi criada para que as empresas que não têm como reduzir parte de suas emissões de carbono possam compensá-las. Na perspectiva da pasta, o Floresta+ Carbono prevê a geração de créditos de carbono por meio da conservação e recuperação da vegetação nativa.
 
É mais uma medida para o fortalecimento do pagamento por serviços ambientais. O papel do governo federal é mesmo nesse processo de promover um ambiente de negócios favorável e efetivo, para dar segurança jurídica ao mercado de carbono florestal, tornando real o pagamento para quem preserva.
 
As florestas tropicais, em sua maioria conservadas em território brasileiro, são responsáveis por 55% dos estoques de carbono do mundo, o que coloca o Brasil numa posição privilegiada no mercado de serviços ambientais e de créditos de carbono.
 
Assim, o Floresta+ Carbono precisa gerar alternativa de renda para os brasileiros que vivem na Amazônia e outros biomas. Só na Amazônia, região mais rica do Brasil em estoques de carbono, há mais de 20 milhões de brasileiros vivendo com o pior IDH do País.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!