• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • G20: Carlos França representa Brasil após Bolsonaro faltar o encontro pela primeira vez

G20: Carlos França representa Brasil após Bolsonaro faltar o encontro pela primeira vez

Chanceler Carlos França vai representar o Brasil no G20, reunião de chefes de Estado das maiores economias do mundo

Por Da Redação
Às

G20: Carlos França representa Brasil após Bolsonaro faltar o encontro pela primeira vez

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixara de representar o Brasil na cúpula anual do G20, que reúne chefes de Estado das maiores economias do mundo, pela primeira vez desde que assumiu a presidência.  

O Chefe do Executivo está excluso no Palácio da Alvorada há duas semanas, desde que perdeu a eleição para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sinalizado que não iria para Bali, na Indonésia. Entretanto, o não comparecimento só foi oficializado no sábado (12) pelo Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o Itamaraty, o ministro Carlos França será o representante do Brasil na cúpula. Ainda vice-presidente, o senador eleito Hamilton Mourão (PL-RS) também não viajará para o evento.

Os líderes políticos discutem temas globais e fazem reuniões bilaterais. Este ano, por exemplo, o presidente norte-americano Joe Biden, que já está na Indonésia, vai se reunir com o presidente recém reconduzido da China, Xi Jinping.

O presidente americano já chegou tentando baixar a tensão política com o gigante asiático e dizendo que os Estados Unidos não querem nenhum conflito com os chineses. Os dois países travam uma longa disputa econômica e tecnológica.

Isolado por causa da guerra que impõe à Ucrânia, o líder russo Vladimir Putin também não irá a Bali e a Rússia será representada por seu chanceler.

Bolsonaro e o G20

Bolsonaro compareceu a todas as reuniões do G20 desde que chegou ao poder. Em 2019, no Japão, ele se reuniu com líderes de vários países, como o então presidente Donald Trump, dos EUA; Emmanuel Macron; da França; e Angela Merkel, primeira-ministra alemã.

Em 2020 o presidente participou por videoconferência, por causa da pandemia de coronavírus, e em 2021, foi a Roma, quando sentou ao lado de Angela Merkel, em jantar com chefes de Estado, e disse a ela que não era “mau como dizem”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.