• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Gabriel Boric, da esquerda, lidera pesquisa para o 2º turno nas eleições do Chile

Gabriel Boric, da esquerda, lidera pesquisa para o 2º turno nas eleições do Chile

Nova pesquisa aponta mudança em relação ao 1º turno, liderado por José Kast, da direita chilena

Por Da Redação
Ás

Gabriel Boric, da esquerda, lidera pesquisa para o 2º turno nas eleições do Chile

Foto: Montagem/Reprodução/Instagram

A votação do 2º turno das eleições no Chile é daqui a duas semanas, e o candidato de esquerda, Gabriel Boric, continua mantendo vantagem sobre o seu rival da direita, José Antonio Kast. Somente cinco pontos separam os dois candidatos, conforme informações da pesquisa de intenções de voto.  O pleito será realizado no dia 19 de dezembro.

A pesquisa de intenções de voto foi realizada pelo instituto Cadem e divulgada na sexta-feira (3). Ela aponta que o placar se inverteu em relação ao primeiro tuno, liderado por Kast.

Boric caiu 1 ponto percentual em relação ao último levantamento feito pelo instituto e obteve 53% dos votos válidos. Já Kast subiu 1 ponto percentual e ficou com 47%. Considerando a margem de erro de 3,1%, os candidatos estão tecnicamente empatados.

No 1º turno da eleição, Kast ficou à frente, com 27,91% dos votos. Enquanto Boric obteve 25,83%. Só 47% do eleitorado participou.

Quando questionados sobre o governo do presidente Sebastián Piñera, 22% dos entrevistados disseram que aprovam, enquanto 72% desaprovam. 5% não aprovam nem desaprovam e 1% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa foi feita por telefone, de 30 de novembro a 2 de dezembro. Ao todo, 1.005 pessoas de todas as regiões do país foram ouvidas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.