Gilmar Mendes congela ações da Lava Jato no Rio de Janeiro

Segundo o ministro, Sérgio Cabral haveria descumprido parecer de Dias Toffoli

Por Da Redação
Ás

Gilmar Mendes congela ações da Lava Jato no Rio de Janeiro

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou suspender nesta quinta-feira (15) uma ação penal da Lava Jato no Rio de Janeiro. A ação é contra o ex-governador do estado carioca, Sérgio Cabral do MDB, com base na recente decisão do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, referente as normas do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf).

Toffoli havia determinado no mês passado o congelamento de casos em que houvesse compartilhamento de dados fiscais e bancários de investigados sem autorização prévia da justiça.

Segundo Mendes, nos processos da Lava Jato originados no Rio de Janeiro aconteceu o compartilhamento de Relatório Fiscal de Inteligência Financeira (RIF) do Coaf que liberou troca de dados globais. Para o Gilmar Mendes, Cabral, juiz relator do Supremo para os casos da Lava-Jato no Rio, haveria descumprindo com o entendimento do STF.

É o primeiro processo da Operação Lava Jato formalmente suspenso por decisão judicial com base no parecer de Dias Toffoli. O caso será analisado e julgado pelo plenário do Supremo no dia 21 de novembro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.