Gordura no fígado também pode ser um problema que acontece em criança

O problema pode estar ligado com o peso

Por Da Redação
Às

Gordura no fígado também pode ser um problema que acontece em criança

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Normalmente, os problemas da gordura no fígado em adultos é o consumo de álcool, mas o problema também pode acontecer com crianças e a sua origem mais frequente é o complexo sobrepeso-obesidade.  

A médica Emilly Costa alerta para esse tipo de situação."É preciso agir já e melhorar a qualidade da alimentação, já que normalmente esse problema, na maioria dos casos, está ligado ao que a criança ingere".

De acordo com uma pesquisa, publicada no JAMA: The Journal of the American Medical Association, crianças acima do peso que apresentavam fígado gorduroso podem diminuir drasticamente os níveis de gordura e inflamação do órgão reduzindo refrigerantes, sucos de frutas e alimentos com açúcar adicionado. 

Dessa forma, buscando a identificação de casos de doenças do fígado em crianças e capacitação de profissionais de saúde de municípios do interior do estado para que possam identificar precocemente o problema, o Projeto Alerta Amarelo foi desenvolvido como uma proposta de telemonitoramento das icterícias colestáticas, ou seja, coloração amarelada da pele e dos olhos,  em todo o estado, no intuito de identificar precocemente casos de atresia de vias biliares (uma doença do fígado e ductos biliares que ocorre em recém-nascidos).

“Todo o processo traz o benefício da aproximação de profissionais da Atenção Primária à Saúde aos centros especializados, com o apoio da navegação e de especialistas do Hospital Martagão Gesteira e Hospital Estadual da Criança na transposição das barreiras ao acesso ao cuidado e articulações em prol da resolutividade dos casos, conferindo um melhor prognóstico e qualidade de vida para estes pacientes”, explica a  Enfermeira Navegadora Monalliza Gama. 

À frente da iniciativa, estão profissionais de saúde do Martagão Gesteira, unidade própria da Liga Álvaro Bahia, e do Hospital Estadual da Criança (HEC), unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), gerida pela entidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário