Governo do Espírito Santo cria comitê de crise para tratar das tarifas impostas por Trump
Segundo dados da Secex, o estado é o segundo mais propenso a sofrer consequências econômicas, visto que 28,5% de suas exportações são para os EUA

Foto: Hélio Filho/Secom/Governo do ES | Alan Santos/PR
O governo do Espírito Santo estabeleceu um comitê de crise para tratar das tarifas sobre itens importados do Brasil, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O estado é um dos mais afetados pelo tarifaço, já que, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 28,5% de suas exportações são para o país norte-americano.
À CNN, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que o comitê vai buscar dialogar com setores, além de examinar as medidas do governo federal a fim de tomar decisões.
"Nós não podemos ficar inertes, temos que agir. Já conversei com o governo federal, já conversei com o vice-presidente da República, já conversei com o presidente da República, mas vamos agir mais fortemente para que a gente possa também tomar algumas medidas no Estado para minimizar o impacto dessas medidas caso elas sejam mantidas", declarou o gestor.
Farão parte do comitê as secretarias de Desenvolvimento, da Fazenda, da Casa Civil e de Planejamento, além da Procuradoria-Geral do Estado, o BANESTES (banco comercial) e o Bandes (Banco de Desenvolvimento).
De acordo com dados da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), 8% de todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025 saíram do Espírito Santo. Isso garante ao estado o quarto lugar entre os cinco maiores exportadores do Brasil para os EUA. Confira:
- São Paulo - 31,9% das exportações
- Rio de Janeiro - 15,9% das exportações
- Minas Gerais - 12,4% das exportações
- Espírito Santo - 8% das exportações
- Rio Grande do Sul - 4,7% das exportações
Entre os produtos mais exportados pelo ES estão: semiacabados de ferro e aço, cal, cimento, materiais de construção e celulose.
Além disso, o estado é essencial para a exportação do Brasil para os EUA, visto que do Porto de Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, saem 7,6% dos produtos brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
Fecomércio BA alerta para impacto de tarifa de 50% de Trump nas exportações baianas
Tarifas de Trump ao Brasil põe em risco 77 mil toneladas de frutas a serem exportadas para os EUA
'Queremos dinheiro entrando nos EUA', diz Trump sobre taxação de 50% ao Brasil