• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo estuda oferecer hospedagem gratuita em navios para comitivas de países pobres na COP30, diz colunista

Governo estuda oferecer hospedagem gratuita em navios para comitivas de países pobres na COP30, diz colunista

Medida busca facilitar acesso de comitivas de países mais vulneráveis, diante dos altos custos das hospedagens na capital paraense

Por Da Redação
Às

Governo estuda oferecer hospedagem gratuita em navios para comitivas de países pobres na COP30, diz colunista

Foto: Divulgação

O governo federal estuda reservar parte dos leitos dos navios contratados pela Embratur para servir de hospedagem gratuita ou com preços reduzidos às delegações de países com menor orçamento durante a COP30, em novembro. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim.

A medida busca reduzir a pressão dos países que pedem a mudança da sede do evento por causa do alto custo das acomodações na cidade. A cúpula de chefes de Estado está marcada para os dias 6 e 7 de novembro, enquanto as demais atividades acontecem entre 10 e 21 de novembro. 

Entre os exemplos dos preços altos está um estabelecimento localizado na capital paraense que, em 2023, operava com o nome Hotel Nota 10, oferecendo diárias a R$ 70. Com o nome alterado para Hotel COP 30, o mesmo local aparece na plataforma Booking.com com diárias de até R$ 6,3 mil durante os dias do evento.

Altos preços das acomodações podem excluir países pobres da COP30
Crise na COP30: altos preços das acomodações em Belém preocupa e autoridades pedem realocação do evento
Faltam três meses para a COP30; confira calendário e desafios

Os dois navios da  MSC Seaview e Costa Diadema oferecerão cerca de 10 mil leitos em suas 3,9 mil cabines. Ainda não se sabe quantos leitos entrarão na iniciativa destinada às delegações.

A medida é paliativa: não contempla ONGs, cientistas e acadêmicos entre os 50 mil esperados na COP30. O presidente do evento, André Corrêa do Lago, disse na Câmara que o governo estuda uma solução legal para reduzir os valores, possivelmente com base no Código de Defesa do Consumidor.

“Belém é uma cidade incrível e é o lugar certo para fazer a COP30. Eu sempre manifestei isso. Então, o governo está atuando muito, de maneira muito firme, para que todos os países possam participar da COP. O presidente Lula quer que seja uma COP super inclusiva, que é o perfil do Brasil. Mas nós temos que encontrar uma maneira para que eles venham”, disse.

Na semana passada, o governo disponibilizou uma plataforma com 2,7 mil quartos, além de 2,5 mil quartos individuais para os 196 países participantes. A medida é voltada para Países Menos Desenvolvidos e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

A Secretaria Extraordinária da COP30, ligada à Casa Civil da Presidência da República, informou que uma reunião está marcada para o próximo dia 11 com representantes do escritório do clima das Nações Unidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário