Governo Federal amplia faixa etária da vacina contra a meningite no Brasil

Agora, menores de 11 anos poderão ser imunizados gratuitamente em postos de saúde

[Governo Federal amplia faixa etária da vacina contra a meningite no Brasil  ]

FOTO: Getty Images

O Ministério da Saúde orientou a ampliação da faixa etária da vacina contra a meningite, chamada de meningocócica C, com o objetivo de alcançar crianças ainda não vacinadas. Atualmente, o imunizante é aplicado em crianças de até quatro anos, em esquema de duas doses: aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade. Agora, com a ampliação, menores de 11 anos não vacinadas poderão ser imunizadas gratuitamente em postos de saúde brasileiros até dezembro deste ano. 

A ampliação da faixa etária consta em documento da pasta encaminhado aos coordenadores estaduais de imunizações. No texto, o Ministério da Saúde cita o agravamento da baixa cobertura vacinal durante a pandemia, ligada ao receio da população em buscar os serviços de saúde. A cobertura vacinal da meningocócica C, que ficava acima de 90% até 2016, começou a cair a partir de 2015. No ano passado, a taxa ficou em 78,27%, abaixo de 80% pela primeira vez desde que passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação, há 11 anos. A meta é alcançar 90% de cobertura.

Os dados de vacinação em 2020 são preliminares e podem sofrer alterações à medida que mais registros são computados. Contudo, especialistas têm feito alertas de que há redução na procura por vacinas, de modo geral, e que a situação se agravou na pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Um dos principais motivos para a redução da cobertura vacinal durante a pandemia, segundo os especialistas, é o medo da população de contrair o vírus. 

Diante deste cenário, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações identificou a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinados para a vacina meningocócica C. Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a das crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, segundo a pasta. A única forma de controlar a doença é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, a doença é considerada endêmica e a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno. Essa forma da doença é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Também podem ocorrer convulsões, delírio, tremores e coma. De 2018 a 2021 foram confirmados 366 casos de doença meningocócica pelo sorogrupo C no Brasil.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!