Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios do Norte, Nordeste e Sul

Na Bahia, os municípios de Itiúba, Livramento de Nossa Senhora e Serra Preta sofrem de estiagem

[Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios do Norte, Nordeste e Sul ]

FOTO: Reprodução/Getty Images

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em pelo menos 16 municípios espalhados pelas Regiões Norte, Nordeste e Sul, em decorrência dos desastres naturais.

A maioria dos casos são de enfrentamento do período de estiagem, a exemplo dos municípios de Itiúba, Livramento de Nossa Senhora e Serra Preta, na Bahia; Lagoa da Canoa, em Alagoas; Boa Viagem, no Ceará; Pombos, em Pernambuco; e Major Sales e São Fernando, no Rio Grande do Norte. 

No Sul, as cidades de Cascavel, Mato Rico e Moreira Sales, no Paraná, também sofrem com a falta de chuvas.

No Piauí, a população de São Raimundo Nonato sente os impactos da seca. O mesmo acontece em Equador, município potiguar.

Outras situações estão sendo provocadas pela quantidade de chuva de granizo, o que causa grandes prejuízos à agricultura, além de destruir casas e comércios. 

Por fim, o decreto contempla o município de Canutama, no Amazonas, onde foi identificada erosão de margem fluvial. Eventos como esse podem ocasionar desgastes nos planaltos, provocando deslizamento de terras.

Com o reconhecimento do governo federal, os municípios podem solicitar os recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!