• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • 'Govtech' planeja mapear apagão tecnológico das prefeituras que vivem na idade do papel

'Govtech' planeja mapear apagão tecnológico das prefeituras que vivem na idade do papel

A nova lei pode aumentar a eficiência orçamentária, o acesso a serviços públicos e a transparência

Por Da Redação
Ás

'Govtech' planeja mapear apagão tecnológico das prefeituras que vivem na idade do papel

Foto: Reprodução

Para preencher a lacuna de prefeituras que ainda vivem na idade do papel, a Govtech (start-ups de soluções para a gestão pública) realizou um mapeamento inédito nesta segunda-feira (4),

A Lei do Governo Digital acabou de entrar em vigor para os 5.570 municípios do país, seis meses depois após ser sancionada. No entanto, a maioria ainda vive numa espécie de apagão tecnológico e de informações sobre o tema.

As prefeituras sofrem com constantes deficiências estruturais, principalmente as de cidades pequenas, e enfrentam dificuldades para cumprir a nova legislação, que estabelece diretrizes para a transformação digital da gestão pública.

A nova lei pode aumentar a eficiência orçamentária, o acesso a serviços públicos e a transparência, mas faltam informações precisas sobre o acesso das prefeituras a soluções tecnológicas.

A pesquisa mais recente sobre digitalização nas cidades foi de 2019, feita pelo Cetic, ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, que apresenta um péssimo resultado. Mais de um quarto não tinha infraestrutura básica, como acessos locais a conexão com fibra óptica.

Somente 21% das prefeituras tinham alguma estratégia de digitalização e 22% contavam com planos de segurança de dados. Ela também mostra que, apenas 16% usavam algum tipo de sistema de organização de dados para subsidiar a tomada de decisões orçamentárias.

Para apurar esse cenário, a Gove criou um questionário a partir de metodologias internacionais de avaliação, que será disponibilizado na internet a partir desta segunda (4) para que gestores das prefeituras informem dados sobre o seu grau de digitalização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.