Grupo Norton compra rival Avast por mais de US$ 8 bilhões
Negócio criará gigante da segurança cibernética

Foto: Getty Images
O grupo americano NortonLifeLock anunciou, nesta quarta-feira (11), que chegou a um acordo para comprar a rival Avast por mais de US$ 8 bilhões, com o objetivo de criar um gigante da segurança cibernética. O novo grupo terá mais de 500 milhões de clientes em todo o mundo. Além disso, as duas empresas juntas devem representar 280 milhões de dólares de sinergia de custos por ano. Os acionistas da Avast possuirão entre 14% e 26% do novo grupo.
"Esta transação é um enorme passo adiante na segurança virtual para os consumidores", declarou Vincent Pilette, CEO da Norton. Em julho, o grupo americano já havia afirmado que as duas empresas têm a mesma visão do mercado e que se complementam muito bem, sobretudo no aspecto geográfico. Para Ondrej Vlcek, CEO da Avast, a fusão permitirá aos dois grupos crescer mais "em um momento no qual as ameaças de hackers no mundo aumentam, apesar do uso de produtos de segurança virtual continuar baixo".
A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, provocou um aumento do risco de pirataria, com o auge do teletrabalho com aparelhos em muitos casos vulneráveis a ataques de hackers. O novo grupo terá suas bases em Praga, na República Tcheca, e em Tempe, no Arizona. Além disso, a cotação será na Bolsa Nasdaq dos Estados Unidos.