Gustavo Petro assume como o primeiro presidente de esquerda da Colômbia
Petro tomou posse na Praça Bolívar de Bogotá na tarde desse domingo (7), junto à vice-presidente, Francia Marquez

Foto: Reprodução/Twitter
A Colômbia elegeu, nesse domingo (7), o primeiro presidente de esquerda do país, Gustavo Petro. Com a decisão, os eleitores esperam que ele realize reformas sociais e econômicas para reduzir a violência e a desigualdade no polarizado país andino.
Petro, um antigo membro da guerrilha M-19, tomou posse na Praça Bolívar de Bogotá na tarde do domingo. Em seguida, ele declarou Francia Marquez como sua vice-presidente.
Durante seu discurso, o novo presidente da Colômbia destacou "benefícios" penais aos grupos armados em troca da assinatura de um acordo de paz. Além disso, ele afirmou que gestão vai buscar a redução da desigualdade social.
"Convocamos (...) a todos os armados a depor suas armas nas nebulosas do passado. A aceitar benefícios jurídicos em troca da paz, em troca da não repetição definitiva da violência", afirmou.
"Quero dizer para todos os colombianos e todas as colombianas que estão me escutando em toda a Colômbia e no exterior que hoje começa a nossa segunda oportunidade", disse Petro. "É hora da mudança."